HISTORIA_DA_SAUDE_PUBLICA_NO_BRASIL
2508 palavras
11 páginas
HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASILSaúde Pública X Saúde Coletiva
Saúde é estar bem. Temos saúde quando não sentimos dores, quando nada em nosso corpo indica que estamos doentes. É quando podemos realizar nossas atividades cotidianas. E para isso precisamos:
Trabalho
Moradia
Alimentação
Educação
Amor da família e de outros entes queridos
O direito de sonhar e desejar
Segundo a OMS, “Saúde é um completo bem estar físico, mental, e social e não apenas a simples ausência de doença”.
A saúde depende de diversas condições: do meio ambiente em que vivemos, do equilíbrio ecológico, do equilíbrio afetivo entre as pessoas, do conhecimento do próprio corpo, etc. De modo geral, é assim que a Organização Mundial da Saúde a define. Portanto, saúde não é um fenômeno isolado, mas sim o resultado de diversas interações de vida. O homem e a mulher não estão separados do contexto social, econômico, político e ambiental.
SAÚDE PÚBLICA
“A expressão saúde pública pode dar margem a muitas discussões quanto à sua definição. Em geral, a conotação veiculada pela instância da Saúde Pública costuma fazer referência a formas de agenciamento político governamental (programas, serviços, instituições) no sentido de dirigir intervenções voltadas às necessidades sociais de saúde.” (CASTIEL)
O termo saúde pública está carregado de significados. Pode-se identificar pelo menos cinco conotações diferentes em que é empregado: o adjetivo pública equivale ao setor público, ação governamental; pode incluir também a participação da comunidade organizada (o público); relaciona-se a serviços dirigidos a dimensão coletiva, como aqueles que se aplicam ao meio ambiente (saneamento) ou à comunidade (educação para a saúde); acrescenta serviços pessoais dirigidos a grupos vulneráveis (programas de saúde materno-infantil); refere-se a problemas de elevada ocorrência ou ameaçadores.
Apesar das diversas associações entre os significados, parece haver um consenso com a caracterização do campo da saúde