Benefícios da Utilização do Cobre
O cobre tem uma expressiva importância no que concerne à melhoria da saúde pública. As suas propriedades anti-patogénicas previnem infecções em casa, no trabalho e nos hospitais.
A tubagem de cobre é amplamente utilizada nas canalizações, uma vez que auxilia a preservação da pureza da água potável. O cobre tem efeitos anti-microbacterianos podendo impedir que microrganismos, como bactérias, vírus, algas e parasitas infecciosos proliferem na água abastecida.
As superfícies feitas de cobre e latão, como maçanetas das portas e tampos de mesa, também podem reduzir a difusão de doenças provocadas por microrganismos. A contaminação dos alimentos por micro bactérias pode ser reduzida através da utilização de superfícies de cobre aquando da preparação dos alimentos. Investigações recentes constataram que a Escherichia coli O157, uma variante do E. coli bacterium, que é particularmente letal, morre logo após algumas horas em contacto com uma superfície de cobre, mesmo sob superfícies secas. No entanto, esta bactéria mortal pode viver durante aproximadamente um mês sob o aço inoxidável, material correntemente utilizado nas superfícies onde se preparam alimentos e nos instrumentos de destilação de plantas através do vapor.
Os hospitais e clínicas reduziram a transferência acidental de microrganismos através da utilização da pintura anti-bacteriana das paredes e da colocação de maçanetas e outros acessórios de cobre nas portas. O cobre é ainda utilizado no fabrico de antibióticos, com o intuito de os manter inalterados.
O cobre é um nutriente essencial para o organismo, sendo necessária a ingestão de 1 a 3 miligramas ao dia para a manutenção de uma dieta saudável. Sua falta pode causar doenças como a anemia profunda e problemas cardiovasculares.
É possível ingerir o cobre por meio de uma grande variedade de alimentos frescos e pela água potável, sendo 2 miligramas de cobre por litro de água a quantidade recomendada pela