El Greco
Medalhas
Caldeiras, tubos, válvulas
Hélices para barcos
Aplicações Gerais
Os compostos cuprosos (Cu+) e cúpricos (Cu++) são muito diversos apresentando um vasto leque de aplicações. O cloreto cuproso é usado extensivamente como catalisador, como agente dessulfurizante ou ainda como branqueador na indústria petrolífera. O cloreto cúprico usa-se como mordente na tinturaria têxtil e como agente oxidante em corantes. Tem também aplicação como fungicida. O óxido cuproso usa-se na pintura de cascos de navios, de madeira ou aço, para proteger da acção desgastante da água do mar. O nitrato cúprico é usado para sensibilizar superfícies à luz, enquanto o fluoreto se utiliza como opacificador em esmaltes, vidros e cerâmicas. O sulfato de cobre é usado como fungicida, insecticida e como aditivo dos solos, para evitar que as deficiências de cobre afectem as colheitas.
O metal é utilizado na cunhagem de moedas, fabrico de tubos de canalização, peças decorativas, etc.
O que é Cobre?
O cobre é um metal (conhecido como Cu, de número atômico 29, na química) e está entre os primeiros metais descobertos pelos seres humanos, utilizado desde a Antiguidade para a produção de moedas e enfeites. Sua cor é um laranja-avermelhado que desperta interesse em diversas peças. Ele participa do processo de fabricação do bronze, metal que é feito de cobre com estanho, além de possuir diversas propriedades que ajudam na produção e utilização deste metal no dia a dia.
Principais propriedades do cobre
Para entender melhor o que é este metal e a sua importância no dia a dia, bem como sua principal utilização, é interessante conhecer suas propriedades. 1 – Ótimo condutor: este metal conduz facilmente calor e eletricidade, sendo usados em diversas operações que necessitam desta propriedade. 2 – Não é corrosivo: assim como alguns outros metais, o alumínio, por exemplo, o cobre resiste à corrosão. 3 – Molda-se facilmente: esta propriedade facilita a produção de diversos