Beneficios sociais
BENEFÍCIOS SOCIAIS
Conceito de benefícios sociais são certas regalias e vantagens dadas pelas organizações, esses benefícios podem ser médico-hospitalar, seguro de vida, alimentação, transporte, pagamento de tempo não trabalhado entre outros.
ORIGENS DOS BENEFICIOS
O desenvolvimento do plano de benefícios de deve as seguintes causas. * Competição entre as organizações na disputa de talentos humanos. * Uma nova atitude das pessoas em ralação aos benefícios sociais. * Exigências dos sindicatos e dos contratos coletivos de trabalho. * Exigências da legislação trabalhista e previdenciária. * Imposto atribuído às organizações que passaram a representar meios lícitos de deduções de suas obrigações tributaria. * Necessidade de contribuir para o bem-estar dos colaboradores e da comunidade.
TIPOS DE BENEFICIOS SOCIAIS
Sobre os benefícios sociais há uma grande variedade o que dificulta sua classificação, eles podem ser classificados quanto sua exigibilidade legal, quanto à natureza, e quanto aos seus objetivos.
BENEFICIOS LEGAIS: são os benefícios exigidos pela legislação trabalhista ou previdenciária.Ex: férias, 13º salários, seguro de acidentes...
BENEFICIOS ESPONTÂNEOS: são aqueles que as empresas dão por liberalidade, pois não são exigidos por lei. Ex: gratificações, seguro de vida em grupo,empréstimo aos funcionários.
Os planos e benefícios podem classificado em monetários ou não monetários conforme sua natureza.
BENEFICIOS MONETÁRIOS:são aqueles concedidos em dinheiro,geralmente através da folha de pagamento e gerando encargos sociais. Ex: férias, 13 salário, gratificações...
BENEFICIOS NÃO MONETÁRIOS: são os benefícios não financeiros oferecidos na forma de serviços, ou seja, vantagens como: refeitório, assistência odontológica,clube ou grêmio,transporte da casa para a empresa.
Também podem ser classificados em assistências,recreativos e supletivos.
BENEFICIOS ASSITENCIAIS:São dados paraa família também em caso de