Resumo banco de dados
Resenha – Gerenciamento da Informação e de Banco de
Dados
Sistemas de Informações Gerenciais
Wanderlucio Jardim dos Santos; RA: 0901409897
Wladimir Roberto Balbino; RA: 0994531300
Michel Sebastião Rodrigues; RA: 09900013
Geruza E. Nascimento; RA: 0931427521
Lilian Teles da Silva; RA: 995534083
Sertãozinho
2012
O que é um Banco de Dados
Segundo Laudon & Laudon (2007 p. 139) “um banco de dados é um conjunto de arquivos relacionados entre si que contêm registros sobre pessoas, lugares ou coisas”. Trata-se de uma ferramenta indispensável para organizações de qualquer porte, pois, possibilita, através da utilização de um computador de alta capacidade de armazenagem e um software responsável pelo gerenciamento das informações, o controle das informações como, por exemplo: cadastro de clientes, perfil de cliente, cadastros e custos de fornecedores, cadastro e controle de estoques, cadastro de contas a pagar e receber, cadastro de funcionários, ou seja, é crucial para o sucesso de uma organização.
Segundo Laudon (2007 p. 139) “antes do desenvolvimento dos bancos de dados digitais, as empresas usavam grandes arquivos de metal, cheios de arquivos de papel, para armazenar informações referentes a transações, clientes e fornecedores, estoque e funcionários”. Felizmente, com o advento das tecnologias, hoje é possível armazenar e consultar diversas informações em poucos segundos através de um clique.
Características fundamentais de um banco de dados digital
E ntidade e Atributos
É de suma importância escolher os dados corretos e mais importantes para se controlar, pois, existem muitos dados inerentes à atividade empresarial e um banco de dados que não tenha parâmetros para organizar as informações pode tornar-se ineficiente. Ao implantar um banco de dados deve-se ter em mente o significado dos termos entidades e atributos. As entidades são os dados principais dentro do banco de dados, por exemplo, o