Resumo Banco de Dados Jasmine
Departamento de Ciência da Computação – DCC
DCC - 603 – Banco de Dados II
Professora: Thaís Oliveira
Nome: Pryscilla Rocha
SISTEMAS DE BANCOS DE DADOS ORIENTADOS A OBJETOS
Sistemas gerenciadores de bancos de dados são softwares capazes de criar, manter e manipular bancos de dados, sistemas de bancos de dados são constituídos por um banco de dados e um sistema gerenciador de banco e é uma aplicação que servirá de suporte a outras aplicações.
Os primeiros gerenciadores de bancos de dados desenvolvidos apresentam pouca funcionalidade, se comparados com os sistemas atuais.
Os modelos de dados orientados a objetos surgiram como uma alternativa para a modelagem de bancos de dados que permitia incorporar muitos conceitos propostos pelas abordagens alternativas ao modelo de dados relacional, que embora o modelo relacional tenha obtido grande aceitação e divulgação, seus sistemas mostraram-se inadequados a uma grande escala de aplicação que surgiu com evolução do processamento dos computadores.
A utilização de objetos em programação iniciou com a linguagem Simula 67, onde a execução do programa se dava pela composição de objetos inter-relacionados, os objetos com estruturas semelhantes constituíam uma classe, que era descrita por uma declaração. A programação orientada utiliza conceitos de abstração, que permite abstrair substância como declarações de classes; valores e propriedades como declaração de tiopos e ações como métodos ou procedimentos.
Um banco de dados orientado a objetos integra os conceitos da orientação a objetos com as funcionalidades de um banco de dados, isso foi proposto a partir das
evidências de que a integração destas duas abordagens seria de grande eficácia, principalmente no gerenciamento de grandes corpos de informação.
A integração das duas serviu, ainda, como uma solução para o problema do gap semântico entre modelagens e o mundo real, afinal, nada melhor que unir um