Banco de Dados Orientado a Objetos
Gustavo Henrique Risso (risso.guto@gmail.com)
Matheus de Albuquerque Valentim (matheusalbuquerque31@gmail.com)
Professor José Henrique T. C. Sbrocco - Tópicos Avançados de TI
Resumo
Sistemas de banco de dados representam um papel fundamental em aplicações de processamento de informação, onde a utilização de tais sistemas permite facilitar a manutenção de dados existentes que podem ser compartilhados por diversas aplicações. A tecnologia de banco de dados já está madura para diversas aplicações, principalmente nas áreas administrativas e comerciais. Porém novas tecnologias têm demandado o gerenciamento de dados cada vez mais complexos. Sistemas gerenciadores de bancos de dados orientados a objetos constituem a proposta atual para a solução desse problema. Neste trabalho apresentam-se os aspectos básicos da tecnologia de tais sistemas, com um breve estudo sobre os bancos de dados.
Palavras-chave: Banco, Dados, Objeto, Modelo
Introdução
A cada dia as empresas dependem mais de grandes e crescentes volumes de informação para suas decisões de negócio, e essa informação deve estar sempre correta e de fácil acesso. Por isso as empresas exigem sistemas de informação que atendam não só a suas necessidades funcionais, mas também estejam integradas com a necessidade de mudanças no negócio.
Para atender as necessidades surgem inúmeros avanços computacionais a fim de possibilitar esse desenvolvimento dos negócios. Entre todos esses avanços computacionais podemos citar a tecnologia de orientação a objeto. “As tecnologias de orientação a objetos estão cada vez mais presentes em todas as áreas da computação, desde linguagem de programação até os bancos de dados. Através do modelo orientado a objeto pode-se expressar problemas do mundo real de forma mais fácil e naturalmente usando-se componentes modularizados.” [KHO94]
1 Conceito de Banco de Dados
Bancos de Dados são gerenciadores de grandes grupos de informações. Esse gerenciamento