Resumo de Banco de Dados
1ª Forma Normal
Todos os atributos estão definidos em domínios que contêm valores atómicos.
Não há conjuntos de atributos repetidos para um determinado género de característica. Converter atributos não atómicos em atributos atómicos, por forma a que não se possa incluir mais que um valor em cada campo de uma tabela.
Eliminar os atributos repetidos, considerando-os elementos de uma nova tabela.
2ª Forma Normal
A tabela já se encontra na 1ª FN.
Todos os atributos não-chave são funcionalmente dependentes da chave na sua totalidade e não apenas de parte da chave. Identificar a chave de uma entidade:
Se a chave só tem um atributo e a tabela está na 1ª FN, também está na 2ª FN.
Se a chave é composta, analisam-se as dependências dos atributos; se algum ou alguns atributos dependem de uma parte da chave, a tabela deverá ser decomposta, por forma a que cada atributo dependa apenas da totalidade da chave.
3ª Forma Normal
A tabela já se encontra na 2ª FN.
Nenhum atributo não-chave depende funcionalmente de nenhum outro atributo não-chave. Analisar todos os atributos não-chave e procurar dependências funcionais; se existir algum conjunto de atributos que tenha uma dependência funcional em relação a um outro atributo, então decompõe-se a tabela até que não haja dependência funcional entre os atributos não-chave; só podem existir dependências funcionais entre atributos não-chave e a chave.
Atributos atómicos – são atributos os quais não é possível decompor em unidades mais elementares. (Ex: idade, altura) Atributos compostos – são atributos que, embora possam ser tratados em conjunto, podem facilmente ser subdivididos em partes.
(Ex: nome = nome_proprio + nome_apelido).