Beneficios do video game
Considerado há muito tempo como vilão da saúde, o videogame evoluiu e mostrou que também pode ser extremamente positivo, tanto para crianças quanto adultos. Há diversas pesquisas recentes que comprovam a eficiência de alguns modelos, mas - é claro - todo jogo deve ser bem dosado. "Crianças que ficam muito tempo jogando e prejudicam outras atividades - como a alimentação e a escola - precisam de limites orientados pelos pais", conta a psicóloga Ana Luiza Mano, do NPPI (Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática - da PUC São Paulo).
Para que você não tenha mais dúvidas dos benefícios dessa diversão, o Minha Vida pediu a especialistas que listassem algumas das vantagens para o seu filho. Confira e aproveite para tirar um tempo para brincar com ele.
Raciocínio lógico
Jogos de estratégia, em que é preciso encontrar a solução certeira, estimulam o raciocínio. "Para ultrapassar os obstáculos do videogame, é preciso tomar as atitudes certas, o que favorece o pensar lógico", explica a psicóloga Ana Luiza Mano. A vontade de vencer impede que a criança simplesmente desista frente à dificuldade. Além disso, a melhora é progressiva, já que cada fase é um pouco mais difícil que a anterior.
Mais tolerância a frustrações
É normal perder uma partida de videogame e pode acontecer pelos erros mais bobos. "Por colocar a perda de uma maneira clara e oferecer a possibilidade de recomeçar, os jogos ajudam a criança a saber perder e saber ganhar", afirma a psicóloga Blenda de Oliveira, especializada em psicoterapia Infantil e familiar, de São Paulo.
Agilidade
Ultrapassar obstáculos, encontrar a saída ou achar a resposta com rapidez faz com que a mente fique mais rápida. Além disso, joguinhos que colocam limite de tempo são ainda mais eficientes para desenvolver esse aspecto.
Um estudo realizado pela Universidade de Rochester (EUA) analisou a resposta de dezenas de jovens a desafios