Projeto lúdico em sala de aula
CURSO DE BACHARELADO E LICENCIATURA EM HISTÓRIA
TURMA: HI7N1
Chrisvaldo Silva
Kelton Mendes
PROJETO DIDÁTICO - JOGO INTERATIVO “CONTRA O TEMPO”
ANANINDEUA - PA
2014
Chrisvaldo Silva
Kelton Mendes
PROJETO DIDÁTICO - JOGO INTERATIVO “CONTRA O TEMPO”
Projeto apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Bacharelado e Licenciatura em História da Esmac. Orientadora: Ms Liliane Godinho.
ANANINDEUA - PA
2014
APRESENTAÇÃO:
Como processo avaliativo para o 1º NPC, nos foi incumbido à responsabilidade de elaborar um projeto didático voltado a “jogos educativos” em sala de aula. A decisão de escolher e elaborar um “jogo” voltado para a turma de Convênio do ensino médio foi bastante difícil, devido à idade dos alunos e seus conhecimentos serem bem mais “maduros”. Dessa forma, recorremos aos teóricos da área de psicologia, como: o filósofo e epistemólogo suíço Jean Piaget (1896-1980) e o cientista bielo-russo Lev Semenovitch Vygotsky (1896-1934), assim também como outros trabalhos, como artigos, voltados teoricamente para o ensino lúdico. Ao verificarmos seus conteúdos notamos que suas teorias são baseadas basicamente nos pensadores já citados. Estes teóricos estruturaram informações valiosas para o desenvolvimento das crianças no ambiente escolar. Portanto, foi-nos comprovado que há sim grande importância dos jogos para a educação dentro da visão dos cientistas Piaget e Vygotsky, seus estudos tiveram como foco a importância dos jogos na educação infantil.
Segundo Rego (2007), os estudos de Vygotsky estão mais voltados para o pensamento e linguagem da criança, pois para ele, quando se é aprendido à linguagem especifica do nosso meio sociocultural é radicalmente transformados os rumos do seu próprio desenvolvimento. Portanto, podemos observar, nesta visão, que há grande importância da dimensão social e interpessoal para a construção do sujeito