topografia
Aula 1 –
Apresentação do conteúdo da disciplina
Planejamento do semestre
Introdução a Topografia
Revisão de trigonometria
Exercícios de trigonometria
1 INTRODUÇÃO A TOPOGRAFIA
Definição: ciência aplicada que trata dos princípios, métodos e instrumentos para a determinação do contorno, dimensões e posição relativa de uma parte da superfície terrestre, sem considerar sua curvatura.
A palavra topografia deriva do grego onde, topos = lugar e graphen = descrição, ou seja, “descrição do lugar”.
Essa dessa descrição pode ser feita através de coordenadas de pontos, ou graficamente pelo desenho obtido com as medidas dos ângulos e distâncias.
1.1 Objetivo Realizar o levantamento topográfico (através de medidas de ângulos, distâncias e desníveis) em campo, de forma a determinar a posição relativa de pontos de uma parte limitada da superfície terrestre e que possibilite a representação no papel, em escala adequada. Também tem como objetivo o estudo dos instrumentos e métodos aplicados para estes levantamentos.
1.2 Divisão da Topografia Para facilitar o estudo a Topografia foi dividida em Topometria e Topologia. A Topologia estuda as formas exteriores da superfície e as leis que podem ser empregadas no seu modelamento, ou seja, sua representação. A Topometria estuda os processos clássicos de medição de distâncias, ângulos e desníveis, cujo objetivo é a determinação de posições relativas de pontos. A topometria divide-se em planimetria e altimetria.
1.3 Tipos de levantamentos topográficos
O levantamento topográfico pode ser divido em duas partes distintas:
Levantamento planimétrico: determina-se a posição planimétrica dos pontos (coordenadas X e Y). Neste caso, os pontos levantados são projetados sobre uma superfície horizontal de referência (plano).
Levantamento altimétrico: neste tipo de levantamento o objetivo é obter a cota ou altitude de um ponto (coordenada Z).
Levantamento planialtimétrico: