beneficiamento primario
São os primeiros beneficiamentos aplicados à matéria têxtil (fios ou na forma de tecidos).
As fibras têxteis, de um modo geral, possuem impurezas, tais como, gorduras, pigmentos, etc, que serão removidos por diversos processos cuja aplicação dependerá do estado de agregação destas impurezas, bem como, da finalidade a que se destina o material beneficiado. Esses beneficiamentos, em última análise, objetivam conseguir um produto final que encontre melhor aceitação no mercado.Vale ressaltar que as operações efetuadas com a finalidade de beneficiar à matéria têxtil seguem, em geral, uma seqüência em que o bom resultado de um processo depende sempre do anterior.
Após as operações de tecimento, os tecidos são encaminhados a um setor de inspeção, onde serão classificados de acordo com os defeitos que possuem. Os tecidos serão classificados como de primeira qualidade, os que possuírem menor número de defeitos, e de segunda e terceira qualidade, os que possuírem maior número de defeitos. Normalmente, os tecidos com menor porcentagem de defeitos são destinados a tinturaria em cores claras (intensidade) ou branco. Os que apresentarem uma porcentagem média são destinados à tinturaria em cores médias. Finalmente, os que apresentarem maior porcentagem de defeitos são destinados à tinturaria em cores escuras e, principalmente, para a estamparia.
Depois de classificados, os tecidos em peças, são marcados nas extremidades com tintas especiais que resistem as substâncias empregadas nos processos de beneficiamento. Essas marcações, que permitem uma pronta identificação das peças, compreendem a marca do tecido, o peso, a metragem, classificação por defeitos, etc. A marcação das peças, na maioria das vezes, começa no tear com a anotação da metragem e nome do tecelão. Outras vezes ela inclui também, o nome do cliente a que se destina.
Quando os beneficiamentos primários não são contínuos, as peças são agrupadas de modo a formarem um rolo,