Alum nio e suas Ligas
Alumínio e suas Ligas –
Metalurgia Extrativa
Kécia Karoline
Luisa Souto
Louise Kemely
Lindolpho Sales
Saulo Regis
Origem do Alumínio
Não é encontrado puro na natureza, mas sim na forma de óxidos e silicatos
É o metal mais abundante da crosta terrestre, e o terceiro mais abundante em peso
Beneficiamento da Bauxita
Para ser submetido aos processos de extração do metal desejado, o minério primário deve ser beneficiado para concentrar o composto metálico e apresentar uma morfologia que permita uma alta eficiência industrial e econômica do processo de extração.
O beneficiamento preliminar é feito através de separação no minério bruto, dissociando ganga, minério secundário. Após isso, é necessário concentrar o minério primário (detentor do composto metálico) e, por fim, reduzi-lo a uma morfologia de fácil manuseio.
Beneficiamento da Bauxita
O beneficiamento efetivo é realizado em três etapas:
o
Inicia-se na BRITAGEM da Bauxita, para consolidar a redução de tamanho do minério.
Beneficiamento da Bauxita o O segundo passo é o de LAVAGEM. Nele, o minério, já com redução de tamanho, é lavado com água, para a diminuição do teor de sílica (argila, areia) e de partículas ferruginosas, em sua parcela mais fina.
Beneficiamento da Bauxita o A terceira etapa é de SECAGEM. Muitas vezes, há necessidade de transporte a grandes distâncias do minério (em ferrovias, hidrovias ou pelos mares) e daí a necessidade de secagem do minério. Britagem + Lavagem
Secagem
ELETRÓLISE
Reciclagem do alumínio
Pode ser reciclado infinitas vezes, sem perder suas características no processo de reaproveitamento, ao contrário de outros materiais, que geram resíduos com aplicações menos nobres.
Pode ser reciclado tanto a partir de sucatas geradas por produtos de vida útil esgotada, como de sobras de processo produtivo. Reciclagem do alumínio
As latas de alumínio são as embalagens mais recicladas do país. Em 2008 seu