HISTORIA DE CASCAVEL ok 1
1.
2. INTRODUÇÃO
O presente estudo foi proposto pelo colegiado do curso de Arquitetura e Urbanismo como base para o desenvolvimento da proposta interdisciplinar de um Museu da Colonização a ser implantado na cidade de Cascavel – PR.
Com isso, foram elaborados estudos prévios sobre o terreno, topografia, entorno, conforto térmico, vegetação, fluxos, mobiliários urbanos, no qual juntamente com as referências históricas da cidade serviram como apoio para o embasamento e estruturação da proposta na disciplina de Projeto de Arquitetura e Paisagismo: Grandes Vãos.
3. DESENVOLVIMENTO
2.1 MUSEUS
A palavra museu originou-se na Grécia antiga, sendo o termo utilizado ao templo das nove musas, ligadas aos diferentes ramos das artes e ciências. Eram locais reservados à contemplação e aos estudos científicos, literários e artísticos. Embora, a noção contemporânea de museu adquiriu novos significados ao longo da história, não se perdeu a associação a arte e a ciência.
Em 1862 surgiu o primeiro museu brasileiro: o Museu do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano, em Pernambuco, e a partir deste, outros foram fundados durante o século XX, sendo o mais importante pela qualidade do acervo, o MASP - Museu de Arte de São Paulo, fundado em 1947.
Dada a complexidade das atividades museológicas, o museu geralmente se divide em vários setores, como: acervos, aquisições, documentações, conservação, restauro, exposição e ação educativa. Portanto, mais do que obras e objetos de valor e prestígio social, uma situação ou um fragmento da história. Tudo que nele é exibido deve ter um compromisso com o conhecimento, a memória e a reflexão.
Tanto em museus como em galerias o projeto deve ser bem elaborado para que consiga equilibrar as duas prioridades: visibilidade e preservação, além de reforçar a estética geral da exposição. Se tem uma constante preocupação com a