Tecnologia texteis
Neste trabalho consiste em relacionar o processo de beneficiamento têxtil, com o processo de produção da fabrica Santanense, que visa de uma forma geral, melhorar as características físico-químicas do substrato, esteja ela na forma que estiver com o objetivo de acompanhar os processos que promovem características específicas aos tecidos na lavadeira, secador, chamuscadeira, mercerizadeira, foulard, lixadeira, rama, calandra e sanforizadeira e conhecer os parâmetros de controle dos processos de beneficiamento.
1.1-Sistema
Sistema é um conjunto de partes coordenadas entre si, que divide o beneficiamento em partes para melhor compreensão, a saber: * Beneficiamento Primário * Beneficiamento Secundário * Beneficiamento Terciário ou Final.
-O que se entende por beneficiamento primário:
Beneficiamento Primário é um conjunto de operações realizadas sobre o substrato têxtil visando colocá-lo em condições de receber tintura (parcial ou total) e acabamento final, em conformidade com sua aplicação, ou seja, toda operação que consiste em preparar o substrato para receber coloração.
-O que se entende por beneficiamento secundário?
Beneficiamento Secundário é a coloração que pode ser total (Tingimento), ou parcial (Estamparia).
-O que se entende por Beneficiamento Terciário ou final?
Beneficiamento Terciário é a operação que modifica para melhor, as características Físico/Químicas do substrato, após o tingimento e/ou estamparia.
1.1.1- Tratamento
Quanto aos tratamentos dentro do beneficiamento têxtil, podem ser em número de quatro, a saber: * Tratamentos molhados:São aqueles que empregam a água como solvente, que solubiliza ou dispersaos insumos:
* Tratamentos físicos: São aqueles que utilizam elementos da física para produzir o beneficio;exemplo: atrito, pressão, calor, chama e corte.
* Tratamentos secos: São aqueles nos quais são empregados uns solventes orgânicos, que possui afinalidade de solvente e ao mesmo tempo de