Indústria de Máquinas Têxteis no Brasil
As companhias que fornecem equipamentos especializados (e aqui se enquadram os produtores de máquinas têxteis) normalmente são pequenas e dependem de capacitações internas para melhorar projetos, a confiabilidade dos produtos e principalmente responder às necessidades dos usuários.
No segmento de máquinas têxteis, o processo de modernização internacional deu-se a partir da década de 1970, com a inserção da microeletrônica nas máquinas, que por sua vez se refletiu em diminuição dos níveis de emprego e aumento da produtividade. A partir daquele período, a tendência do setor foi de aumentar a automação em cada uma das etapas produtivas (Massuda, 2002).
O mercado de máquinas têxteis mundial é bastante concentrado em algumas regiões e os principais fabricantes estão localizados nos países desenvolvidos. Em geral, as firmas são bastante especializadas, concentrando-se em etapas específicas do processo têxtil. Por isso, as empresas de máquinas são pequenas quando comparadas a firmas de outras indútrias. Na quase totalidade, o faturamento anual e o número de funcionários das maiores