Benef Cios
Todo benefício deve ser concedido aos funcionários desde que traga algum retorno à organização. O custeio dos benefícios sociais deve ser compartilhado entre a organização e os funcionários beneficiados.
Conceito:
Benefícios são certas regalias e vantagens concedidas pelas organizações, a título de pagamento adicional ao salário, à totalidade ou parte de seus funcionários.
Tipos de Benefícios Sociais: Há uma variedade de benefícios sociais, o que dificulta, até certo ponto, a sua classificação adequada. De modo geral, os benefícios sociais podem ser classificados quanto à sua exigibilidade legal, quanto à sua natureza e quanto aos seus objetivos.
Podem ser classificados:
Monetário: Aposentadoria, 13º salário, gratificações, etc.
Não monetário: Planos de saúde, transporte para os empregados, plano dentário, etc.
Benefícios sociais garantidos por lei:
Aposentadoria por idade, aposentadoria por validez, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria especial, auxilio doença, auxilio acidente, pensão por morte, auxilio reclusão, salario família.
Desenho do planos de benefícios: Cada organização define seu plano de benefícios para atender às necessidades dos seus funcionários.
Benefícios individuais: Proporciona uma vida pessoal, familiar e de trabalho mais tranquila e produtiva.
Benefícios econômicos: Reduzir a fadiga física e psicológica das pessoas; Apoiar o recrutamento de pessoal e atrair candidatos; reduzir o absentismo, a rotatividade e fixar pessoas na empresa.
Benefícios sociais: Os benefícios procuram preencher deficiências, lacunas ou carências de previdência social, do sistema educacional e dos demais serviços prestados pelo governo ou pela comunidade, como transporte, segurança etc.
Benefícios sociais no cargo: envolvendo gratificações, prêmios de produção, seguro de vida, etc.
Previdência Social
É o seguro social que substitui a renda do segurado-contribuinte quando ele perde sua capacidade de trabalho por motivo de doença,