Adriano Helfstein Machado
7° Ano A
Colégio Cellula Mater
08/06/2015
Língua Portuguesa
São Vicente – SP
Profª Michelina Hodges
Colégio Cellula Mater.
08/06/2015
Trabalho para a composição de notas para o 2° Bimestre de Língua Portuguesa.
Introdução
Neste trabalho irei apresentar um pouco da historia da influencia da língua regional, algumas curiosidades da língua regional local, as variantes lingüísticas, e as questões fonéticas dos sotaques da Região Nordeste.
A historia da influência da Língua Regional
Foi no Nordeste do país que primeiramente a língua portuguesa se fixou em nosso território. O início da colonização portuguesa se deu justamente entre os estados de Pernambuco e Bahia, enquanto outras partes do país só viriam a receber a influência lusitana bem mais adiante. Existe essa variedade no Nordeste porque foi o primeiro lugar a ser colonizado, nele chegaram portugueses, franceses e holandeses. Os portugueses na tentativa de se comunicar com os já habitantes os índios deram origem a uma nova forma de linguagem, logo depois os franceses fugidos do Rio de Janeiro se refugiaram no nordeste onde permaneceram por quase um século, entre invasões e batalhas os holandeses também entraram na briga pelo domínio da região. E em meio a essa mistura foram se formando esses dialetos, onde com o passar dos tempos novos visitantes apareceram na região tornando esses dialetos mais distintos das outras regiões do país.
Curiosidades da língua regional local
·As diferenças características entre a forma de falar dos baianos e dos pernambucanos, por exemplo, é destacada a existência da barreira natural entre os estados, que era o rio São Francisco, impedindo que, antes da construção de pontes sobre o rio, houvesse uma troca cultural mais intensa.
·Pernambuco mandava do lado esquerdo do São Francisco e a Bahia, do direito. Pernambuco, então, levou a língua para todo o nordeste até o rio Parnaíba, que era outra barreira natural. Com o tempo