Benef cios e toxicidades
Discente: Lara Jordana Brandão Oliveira.
Benefícios e toxicidade dos elementos: Ferro, cobre e alumínio.
Benefícios e toxicidade dos elementos: Ferro, cobre e alumínio.
Docente: Profa. Dra. Elisangela Cardoso de Lima Borges.
Ferro
# Benefícios:
Transporte de oxigênio e formação do sangue; produção de energia; metabolismo de substâncias indesejáveis; função imune; desenvolvimento neurológico em embriões; síntese de DNA e crescimento; paladar
# Toxicidade:
O ferro é essencial para a manutenção da vida nos seres vivos, entretanto ele é um elemento potencialmente tóxico quando em excesso, podendo causar danos aos tecidos ao catalisar a produção de radicais livres (Bridges, 1992). O ferro tem a capacidade de receber e transferir elétrons, participando como catalisador das reações redox que ocorrem nas células (Siqueira e cols., 2006).
É interessante observar que o potencial tóxico do ferro deriva de sua principal propriedade biológica, a capacidade de existir em dois estados de oxidação: ferroso (Fe2+) e férrico (Fe3+), o que faz com que possa participar como co-factor de enzimas envolvendo reações de oxidação-redução e tornando-o ainda promotor de reações de radicais livres como a de Fenton e de Haber-Weiss, as quais resultam fenômenos de estresse oxidativo (Andrews, 1998; Siqueira e cols., 2006).
Reação de Fenton
Fe3+ + O2·- > Fe2++ O2
Reação de Haber-Weiss
Fe2+ + H2O2 > Fe3+ + HO· + HO- O2 ·- + H2O2 Fe > HO· + HO- + O2 A formação de tais espécies de radicais livres pode promover a oxidação de diversas moléculas e organelas, produzindo danos celulares. Esses radicais são normalmente controlados e removidos por antioxidantes, mas no caso de sobrecarga crônica de ferro, esta remoção não é tão rápida quanto a sua formação, provocando assim lesões oxidativas (Siqueira e cols., 2006).
Embora ainda existam controvérsias, alguns estudos têm sugerido que o ferro