BENCHMARKING
INTRODUÇÃO
Os japoneses têm uma palavra chamada “dantotsu” que significa lutar para tornar-se o “melhor do melhor”, com base num processo de alto aprimoramento que consiste em procurar, encontrar e superar os pontos fortes dos concorrentes.
O benchmarking é um processo positivo e pró-ativo de mudar as operações de forma estruturada a partir dos passos filosóficos básicos que são:
• Conheça sua operação;
• Conheça os lideres da empresa ou concorrentes;
• Incorpore o melhor;
• Conquiste superioridade.
1. DEFINIÇÃO
É um processo de pesquisa, continuo e sistemático, onde o administrador realiza comparações de processos e práticas de sua empresa com os de organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas administrativas, para avaliar produtos, serviços e métodos de trabalho, com o propósito de aprimoramento organizacional, procurando a superioridade competitiva.
A essência do benchmarking consiste na idéia de que nenhuma empresa é a melhor em tudo o que implica reconhecer que existe algum dentro do mercado que faz algo melhor do que nós.
O benchmarking trata essencialmente de estimular a criatividade e proporcionar um estimulo que possibilite às operações melhor entenderem como elas poderiam melhor servir seus clientes.
Trata-se, portanto, de um foco externo nas atividades, funções ou operações internas, de modo a alcançar a melhoria continuas. Pode ser estabelecido em qualquer nível da organização e em qualquer área funcional.
O sucesso do processo de mudança é medido pela criação de valor à vista do investidor. O benchmarking é orientado externamente e deve coletar reformulações sobre os meios mais criativos de reestruturação dos processos e recursos da empresa
O benchmarking tem por meta a eliminação dos processos que estão prejudicando a organização ou gastando recursos excessivos, com uma geração de valor passível de questionamento. Enquanto todos os processos puderem ser aperfeiçoados, a preocupação