Ética e Responsabilidade Social nos Negócios
O artigo, escrito por Ana Claudia Marques Govatto, aborda o livro Ética e Responsabilidade Social nos Negócios escrito por doze autores e liderado por Patrícia Almeida Ashley da PUC do Rio de Janeiro. O livro apresenta vários estudos acadêmicos sobre cidadania corporativa e seus desdobramentos englobando os assuntos sobre administração corporativa, consumo e comunicação social.
A obra faz incursões na economia brasileira que passou da era agrícola para a era industrial, e hoje, procura assimilar e desenvolver novas técnicas numa tentativa de adequar-se à era do conhecimento. Ana Claudia, afirma que a era do conhecimento é um campo que necessita de ações referentes ao exercício do direito social, principalmente à cidadania onde indivíduos, grupos da sociedade, nações e organizações possam exercer e cumprir deveres pautados pelo valor atribuído ao seu comportamento e as suas atitudes.
Ana Claudia ressalta a atenção que os escritores tiveram em resgatar aspectos da responsabilidade social empresarial e campanhas de mudanças históricas. Ela nos informa que na Grécia e Roma antiga foram lançadas campanhas para libertação de escravos, e na Inglaterra, durante a Revolução Industrial, campanhas para abolição das prisões por dívidas, para extensão de direito ao voto às mulheres e para se acabar com o trabalho infantil foram considerados, pelos autores, assuntos balizados pela responsabilidade social no contexto da gestão dos negócios.
Ana acredita que alguns avanços, relacionados ao tempo de pioneirismo da cidadania empresarial, foram marcados por um período de novas conquistas, tais iniciativas como: a institucionalização do movimento de defesa dos direitos dos consumidores, do consumo consciente, do comércio justo entre outros avanços.
Henry Ford foi citado quanto a sua atitude, em 1916, contrariando a maioria dos seus acionistas, em dividir parte dos dividendos da empresa para seus funcionários através de aumento de salários. Ela conclui que esta atitude