Benchmarking
Angélica Toledo;
Carina Assis;
César Henrique;
Jônatas Souza;
Karolina Lana.
RESUMO
A competitividade de uma forma cada vez mais crescente exige que as empresas busquem aprimorar seus métodos de trabalho e analisar de forma holística todas as suas estruturas. Para isso utilizam indicadores de desempenho para garantir de forma eficaz todos os seus procedimentos. Uma ferramenta muito utilizada é o Benchmarking, que utiliza da coleta de informações em outras empresas de destaque no mercado com funções iguais ou similares para adaptá-la ações de melhoria dentro da organização.
Palavras-chave: gestão da qualidade, indicador de desempenho, benchmarking.
1. INTRODUÇÃO
O presente artigo busca demonstrar a utilização do processo Benchmarking como instrumento de gestão empresarial. Para tanto é composto por resumo, introdução, pesquisa teórica através de levantamentos bibliográficos apresentando a sua origem, conceitos, características bem como vantagens e desvantagens e sua aplicabilidade nas organizações, apresentação da metodologia e considerações finais.
Os dois principais elementos de sucesso da Qualidade Total são a estratégia de negócios, que visa identificar forças e fraquezas dos concorrentes e o aperfeiçoamento organizacional, que busca agilidade no desempenho e nas melhorias de um processo empresarial. Esses dois elementos são claramente identificados quando se compreende o conceito de Benchmarking.
A ferramenta benchmarking é utilizada tanto para corrigir problemas como para melhorar os processos, além de aumentar a competitividade, uma vez que analisa estratégias e possibilita a criação e inovação diante do que já é realizado.
O objetivo é tornar a empresa a “melhor entre as melhores”, ou seja, praticar dantotsu, técnica japonesa utilizada para superar pontos fortes dos concorrentes, enfrentar esse novo modelo de mercado onde as fronteiras entre os países