Benchmarking
É uma abordagem de planejamento estratégico onde ocorre uma avaliação comparativa sobre os serviços ,produtos e processos realizados nas empresas concorrentes ou reconhecidas como lideres do setor .Com o intuito de buscar desenvolver uma melhor posição de qualidade.
O Benchmarking começou como uma necessidade de informações e desejo de aprender depressa, como corrigir um problema empresarial.
A empresa interessada em implantar benchmarking deve analisar os seguintes fatores: ramo, objetivo, amplitude, diferenças organizacionais e custos, antes da definição ou aplicação do melhor método, pois cada empresa individualmente tem as suas necessidades que devem ser avaliadas antecipadamente à aplicação do processo.
É necessário que as organizações que buscam o benchmarking como uma ferramenta de melhoria, assumam uma postura de "organização que deseja aprender com os outros" para que possa justificar o esforço investido no processo, pois essa busca das melhores práticas é um trabalho intensivo, consumidor de tempo e que requer disciplina
Tipos de Benchmarking
Interno
O benchmarking interno é praticado por empresas que visam identificar as melhores práticas internas da organização e disseminar sobre essas práticas para outros setores da organização.
Externo
O benchmarking externo é realizado entre diferentes organizações.
Competitivo
é a forma mais difícil de ser aplicada ,pois as empresas visadas disputam o mesmo mercado ,ou seja, são concorrentes diretas que não estão dispostos a divulgar informações sobre os processos da empresa.
Funcional
é um método onde a busca de comparação é focada em empresas que não disputam o mercado ,ou seja não são concorrentes.Geralmente a investigação de empresas de setores distintos,que adotam práticas interessantes em atividades