Benchmarking
O maior objetivo de se fazer um benchmarking é acrescentar mudanças que levem a melhorias nos produtos, processos, práticas de gestão e nos resultados finais de uma empresa. Mantendo uma melhora contínua, tanto incrementais como revolucionárias.
Ou seja, buscar soluções para se chegar na frente da concorrência, tendo como meta a eliminação dos processos que estão prejudicando a organização ou gastando recursos excessivos, com uma geração de valor questionável.
2. Definição
Um processo contínuo de comparação dos processos, serviços e práticas empresariais entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. Uma pesquisa que permite comparações de processos e práticas utilizadas para identificar o “melhor do melhor” e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva. Conhecida como uma abordagem de planejamento estratégico, é um conceito que está alterando consideravelmente o enfoque da administração, onde é composto de atributos que determinarão o sucesso ou ainda a sobrevivência das empresas. Mesmo sendo uma das melhores maneiras de estabelecer metas, sejam quantitativas ou qualitativas, o benchmarking não é apenas um exercício numérico de simples estabelecimento de metas compatíveis ou superiores aos das melhores organizações. O ganho está no atendimento dos processos subjacentes que se capacitam a conseguir seus resultados. A observação de como as instituições estudadas conseguem ver seus resultados comumente é mais importante e valioso do que obter algumas medições, quantificáveis ou não. Portanto é uma ferramenta extremamente flexível, que pode ser utilizada por qualquer organização, sendo um processo de investigação, explorando o desconhecido e convertendo o resultado em ação empreendedora.
3. Surgimento
Surgiu como uma necessidade de informações e desejo de aprender depressa, como corrigir um problema empresarial.
A partir da década de 50