Benchmarking
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
BENCHMARKING
PESQUISA NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS
[pic]
SÃO PAULO
ANO 2012
Sumário
Introdução 3
1. Definição 4
2. Origem e Desenvolvimento 5
3. Aplicações e Vantagens 6 3.1 Aplicações do Benchmarking 6 3.2 Vantagens 6
4. A Apple e o Benchmarking 7
Pergunta 8
Bibliografia 9
INTRODUÇÃO
“O Benchmarking é um processo pelo qual uma organização compara, de modo continuo, seus processos, produtos e serviços com os das melhores organizações do mundo que desempenham as mesmas funções, ou funções similares. É uma investigação comparativa que analisa a lacuna entre o nível atual de desempenho de uma organização e o que existe de melhor”. (BALM, 1995:7).
Ao contrário de outras ferramentas de planejamento, o Benchmarking incentiva a curiosidade das companhias e as encoraja a procurar por fatores chaves que influenciem a produtividade e os resultados da organização. Essa filosofia pode ser aplicada a qualquer função, e que geralmente produz melhores resultados quando implantado na companhia como um todo.
Fazer o melhor, e tornar o “velho novo de novo”, é o que traz a magia do benchmarking, pois como diz o velho ditado popular: “Nada se cria, tudo se copia”.
1. DEFINIÇÃO
Benchmarking é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes.
Benchmarking surgiu como uma necessidade de informações e desejo de aprender depressa, como corrigir um problema empresarial.
A competitividade mundial aumentou, acentuadamente nas últimas décadas, obrigando as empresas a um contínuo aprimoramento de seus processos, produtos e serviços, visando oferecer alta qualidade com baixo custo e assumir uma posição de liderança no mercado