Beterraba
Considerações iniciais
A Beterraba é uma hortaliça anual herbácea, pertencente à família Chenopodiaceae e cuja principal parte comestível é uma raiz tuberosa. A raiz pode ser consumida crua ou cozida, porém são nas folhas que estão concentradas as maiores quantidades de nutrientes e vitaminas por 100 gramas do produto, destacando-se cálcio, ferro, sódio, potássio e vitaminas A, B e C. Ela é originária das regiões de clima temperado da Europa e do Norte da África. No Brasil, as Regiões Sudeste e Sul cultivam 77% do que é produzido. O Estado de São Paulo planta em média 5.000 hectares dessa hortaliça por ano, produzindo 115.000 toneladas.
Plantio
Época de plantio: o plantio pode ser realizado durante todo ano na região sul do país, onde as temperaturas são amenas. O melhor desenvolvimento ocorre na faixa de 10 a 20°C. Em altitude inferior a 400 metros, semear de abril a junho; de 400 a 800 metros, de fevereiro a junho; acima de 800 metros, o ano todo. Na cultura de verão as cotações são superiores, mas o risco é maior, inclusive pela alta incidência de doenças. Sob temperatura elevada há formação de anéis claros na raiz, depreciando o produto.
Escolha do terreno: para o plantio de inverno, evitar terrenos encharcados ou considerados úmidos. Para o verão, a proximidade de água para irrigação e solos menos arenosos são preferenciais.
Preparo do solo: o ideal é que seja realizado uma análise de solo e posterior correção. Quando isso não for possível, aplicar 20 toneladas de esterco curtido de curral ou 5 toneladas de esterco de galinha, bem curtido, 20 a 30 dias antes do plantio.
Técnicas de plantio: Cultivo em canteiros é o mais indicado. Devem ter de 1,0 a 1,2 m de largura, 20 a 30 cm de altura (no inverno podem ser mais altos) e separados entre si por 40 a 50 cm. A semeadura é feita na profundidade de 1 a 2 cm, manual ou mecanicamente. O ideal, como feito no caso em questão, é o plantio direto das sementes no local definitivo, pois gera frutos mais