Benchmarking
O Benchmarking vem sendo utilizado à muitos séculos atrás em operações militares de reconhecimento como medida de comparar a força do inimigo com a própria força. Desde o ano 500 de a.C., que um general chinês Sun Tzu escreveu no livro A Arte da Guerra que, “se você conhecer seu inimigo e a si mesmo, não precisará temer o resultado de cem batalhas”, mostrando o caminho para o sucesso em todos os tipos de situações de negócios. Os Japoneses têm uma palavra chamada “dantotsu” que significa lutar para tornar-se o "melhor do melhor", com base num processo de alto aprimoramento que consiste em procurar, encontrar e superar os pontos fortes dos concorrentes. Se uma organização por melhor e mais organizada que seja, não consegue ser melhor em tudo, significa que existe alguém dentro do mercado que pode fazer melhor. Aplicar essa ferramenta na gestão de pessoas é muito importante, pois assim podemos buscar aquilo que se tem de melhor em práticas de gestão e adaptar a realidade de nossa empresa.
BENCHMARKING
É um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e práticas empresarias entre os mais fortes concorrentes ou empresas reconhecidas como líderes. É pesquisa que permite realizar comparações de processos e práticas entre empresas, para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva. É uma investigação que fornece informações valiosas, um aprendizado com outros, um trabalho intensivo, consumidor de tempo, que requer disciplina, uma ferramenta viável a qualquer organização e aplicável a qualquer processo.
Benchmarking surgiu como uma necessidade de informações e desejo de aprender depressa, como corrigir um problema empresarial. Na aplicação do Benchmarking, como todo o processo, é preciso respeitar e seguir algumas regras e procedimentos para que os objetivos sejam alcançados e exista uma constante melhoria do mesmo. Neste processo existe um controle