benchmarking e reengenharia
FÁBIO MOROZ GODK
BENCHMARKING E REENGENHARIA
CASTRO
2014
FÁBIO MOROZ GODK
BENCHMARKING E REENGENHARIA
Trabalho realizado na disciplina de Teoria Geral da Administração III, do Curso de Administração do INEC, como parte integrante da avaliação do 2º bimestre.
Profº Epaminondas Silva Filho
CASTRO
2014
BENCHMARKING
Benchmarking é uma técnica utilizada pelas organizações na qual consiste uma comparar o seu desempenho com a outra. Por meio do benchmarking, uma organização procura imitar as outras organizações, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros, que façam algo de maneira particularmente bem-feita. A ideia central da técnica do benchmarking é a busca das melhores práticas da administração, como forma de identificar e ganhar vantagens competitivas. As melhores práticas podem ser encontradas nos concorrentes, ou numa organização que esteja num ramo completamente diferente de atuação.
A utilização do benchmarking começa pela definição de como serão pesquisadas as melhores práticas. Os procedimentos básicos iniciais consistem em selecionar o produto ou processo a ser comparado e o marco de referência, e escolher um método de obtenção de dados. Não há um método único para a obtenção de dados sobre as empresas que têm as melhores práticas. Alguns dados são públicos. Outros podem exigir procedimentos de pesquisa e observação direta, se isso for possível.
Em seguida, são feitos a coleta, o estudo e a interpretação dos dados sobre a organização escolhida como marco de referência. Os procedimentos básicos nesta segunda etapa do processo procuram entender em que se baseia a superioridade da empresa selecionada para comparação e quais de suas práticas podem ser copiadas e implementadas. O processo do benchmarking vai desde essas duas fases iniciais até a implementação e maturação das práticas