A Inteligência Cultural em um cenário globalizado
Curso: Master em Gestão Escolar / Disciplina: Vivência Internacional
A Inteligência Cultural em um cenário globalizado
Graças à globalização, internet e outros avanços tecnológicos, fazemos parte de um mundo cada vez mais intercultural que não pode ser subestimado. Cada um de nós está conectado ao contexto econômico global através de nosso trabalho ou das pessoas com as quais interagimos. Seja por intermédio de uma viagem internacional, um trabalho junto à equipe multicultural, ou um atendimento de cliente de outra parte do mundo, a habilidade para trabalhar, comunicar e negociar interculturalmente constitui uma competência fundamental.
Os brasileiros valorizam sua origem diversificada, incluindo as raízes africanas, indígenas e portuguesas presentes na música, na alimentação, no sincretismo religioso.
Considerando o texto “Passaporte para o sucesso”, acredito que a diversidade da cultura brasileira – como resultado de sua colonização e imigração de povos durante toda história, facilita ao brasileiro interagir com ambientes culturalmente diversificados, principalmente no ocidente. Porém, a cultura oriental é ainda muito desconhecida para a maioria dos ocidentais, onde, por exemplo, receber um cartão de visitas com apenas uma mão é uma atitude de desrespeito.
Enquanto a tecnologia facilita a criação de equipes globais, as diferenças interculturais nos apresentam diferentes obstáculos e imprevistos. Estas dificuldades, geralmente podem ser sanadas se dermos a atenção devida, ou podem ser intensificadas se forem ignoradas. Temos que observar com cuidado e buscar informações sobre outras culturas para que situações, irrisórias para nós e importantes para outros, não prejudiquem o estabelecimento da confiança nas relações profissionais. A capacidade de fazer isso de forma bem sucedida, de qualquer ponto de partida, depende do nível de inteligência cultural das pessoas.
Os comportamentos culturais são sinais