Benchmarking, 4Ps, Mix de Marketing e Posicionamento
Depois de serem negligenciadas pelas grandes companhias nacionais e multinacionais, as regiões Norte e Nordeste do Brasil vem alcançando sua atenção já há algum tempo. Buscando um crescimento contínuo no país, marcas como Estrela, Vivo, Claro, Nestlé, Tridente e Bauducco vêm tentando compreender a fundo os consumidores locais para obter resultados cada vez melhores. A escolha pela expansão, sobretudo para a região Nordeste, se deve ao crescimento econômico.
O crescimento econômico da região, justificado pela transição de famílias da classe D para a classe C, faz com que a demanda seja por produtos de baixo valor agregado e grande volume. A estratégia usada pelas marcas para atender as demandas do público foi à adaptação dos produtos.
Por ser uma região que dispõe de um vasto patrimônio cultural, as empresas usam disso para atingir o consumidor. São usadas festas juninas para a promoção da marca com a distribuição de produtos, patrocínio de grandes festas típicas e concursos culturais com premiações de ordem material. Além disso, ações de marketing como a criação de kits e também o patrocínio de clubes esportivos.
Além de movimentar o mercado em si, o investimento das empresas no Nordeste faz também com que as agências de marketing, sobretudo as que fazem marketing promocional, cresçam. É importante que a empresa busque bons parceiros para obter êxito em seus objetivos. E para se manter atentas aos desejos dos consumidores, constantes pesquisas de mercado são realizadas.
2. Descrição de como deve ter sido feito o planejamento de marketing para que as referidas empresas iniciassem sua atuação no novo mercado.
A princípio, a empresa deve analisar o ambiente para saber se vale a pena expandir sua marca para determinada região,