Bem estar animal
Julio de Mesquita Filho
Campus Experimental de Registro
Bem-Estar em Animais de Produção
Carolina Denardi Rissi
Revisão bibliográfica apresentada à disciplina de Produção de artigos e textos científicos ao Profº Dr. Piero Iori. UNESP – Campus Experimental de Registro.
Registro/SP
Novembro - 2013
Sumário
1. Introdução 3
2. Bem Estar Animal 4
2.1 Histórico 4
2.2 Legislação 5
2.3 Animais de produção 5
2.4 Instalações e Ambiência 6
3. Produção de Carne 9
3.1 Abate Humanitário 11
4. Produção de Leite 13
5. Conclusão 14
6. Referências Bibliográficas 15
1. Introdução
Os animais acompanham o homem desde o início da civilização, e ao longo do tempo, foram domesticados e utilizados de várias formas, como alimentação, trabalho e até mesmo companhia.
Existe um certo consenso de que os animais domésticos, pelo fato de terem sido domesticados e por estarem sendo criados em cativeiro e servindo de alguma maneira à humanidade, merecem níveis mínimos de bem-estar (FRASER & BROOM, 1990).
O principal conceito de bem-estar animal é o estudo das condições de um individuo perante o ambiente em que vive, considerando os efeitos dos seres humanos sobre o aninal, na perspectiva do animal (TANNEBAUM, 1991). Refere-se a uma boa ou satisfatória qualidade de vida que envolve determinados aspectos referentes ao animal tal como a saúde, a felicidade e a longevidade (FRASER, 1995).
Para Hughes, B. O. (1976), um estado de completa saude fisica e mental quer dizer que o animal está em harmonia com o ambiente que o rodeia e Broom, D.M. (1986) afirma que o bem-estar é definido pela capacidade que um animal tem de se adaptar ao seu meio ambiente.
O bem-estar aplica-se a todos os animais, sendo eles silvestres, de companhia, de experimentos e também aos de produção.
Tendo esses tópicos em pauta, a revisão bibliográfica presente tem como objetivo expor e discutir pesquisas e resultados relacionados ao bem-estar animal