Bem-estar animal
Resumo: Bem-estar é um termo de uso corrente em várias situações e seu significado geralmente não é preciso. Entretanto, definição objetiva de bem-estar faz-se necessária para a utilização científica e profissional deste conceito. Bem-estar deve ser definido de forma que permita pronta relação com outros conceitos, tais como: necessidades, liberdades, felicidade, adaptação, controle, capacidade de previsão, sentimentos, sofrimento, dor, ansiedade, medo, tédio, estresse e saúde. Objetiva-se na revisão apresentar uma definição de bem-estar animal atendendo os critérios mencionados, associada a uma explicação sobre a avaliação do bem-estar animal. Esperando oferecer uma base para o entendimento desta nova ciência, indispensável aos profissionais cujo trabalho gira em torno da interação entre seres humanos e animais.
Palavras-chave: bem-estar animal, estresse, necessidades, saúde, sofrimento.
Introdução No Brasil, a profissão de médico-veterinário está passando por uma transformação significativa: atender à crescente valorização do bem-estar dos animais, com uma demanda de conhecimento e atuação nesta área reconhecida em vários níveis. A sociedade espera do médico-veterinário um perfil profissional de comprometimento com a saúde e o bem-estar animal.
Requisitos para a definição de bem-estar animal Bem-estar é o termo utilizado para animais, incluindo-se para o ser humano. Um conceito claramente definido de bem-estar é necessário para utilização em medições científicas precisas, em documentos legais e em declarações e discussões públicas. Para que o bem-estar possa ser comparado em situações diversas ou avaliado em uma situação específica, deve ser medido de forma objetiva. Bem- estar deve ser definido de forma que permita pronta relação com os outros conceitos, tais como: necessidades, liberdades, felicidade, adaptação,