resumo
Autor Maria Isabela Steil
Academico: Diogo Krieck
Univali – Universidade do Vale do Itajaí diogokrieck@univali.br Professor Graduação Administração Univali Tijucas – Msc.Lineu Muniz Filho lineu@univali.br RESUMO
Para garantir o sucesso e a sobrevivência num mercado competitivo, todos os setores da empresa devem priorizar o alto grau de qualidade com que seus produtos ou serviços sejam oferecidos aos clientes e consumidores.
Com a quantidade maior de produtos e serviços à disposição dos clientes, esse ficou mais consciente de seus direitos e, por isso, mais exigente, fazendo com que sua escolha exija mais das empresas, optando por aquelas que prestam melhores serviços, produtos e preços mais competitivos.
A qualidade dos serviços prestados pelas empresas, não pode ser considerada como um diferencial, mas uma necessidade em qualquer serviço ou produto oferecido a seus clientes. Pois para a empresa obter o verdadeiro sucesso é essencial que o cliente esteja realmente satisfeito.
A qualidade busca para as empresas, melhoria em seus serviços, diminuindo erros, atrasos, trabalhos refeitos. A gestão da qualidade total de uma empresa fornece qualidade e serviços superiores a seus clientes, proprietários e funcionários.
Com o cliente sendo o foco da TQM, deve ter suas necessidades satisfeitas por meio de produtos e serviços de alta qualidade, para isso a empresa precisa ter ênfase no uso de técnicas e ferramentas, para selecionas os dados concretos e saber analisa-los para tomar as decisões corretas.
Desta forma o investimento na qualidade se torna lucratividade para a empresa, pois evita desperdícios buscando o defeito zero, diminui gastos com retrabalho e vai ao encontro da satisfação e confiabilidade do cliente.
A satisfação do cliente, que resulta na fidelização e consequentemente na atração de novos clientes. Contudo a qualidade não é mais um diferencial da empresa e sim uma necessidade para ser competitiva no mercado.