Bem estar animal
O bem-estar de um animal se refere à sua qualidade de vida, o que por sua vez, envolve diversos elementos como, por exemplo, saúde, felicidade, longevidade entre outras coisas e diferentes pessoas os classificam com diferentes graus de importância. O termo se refere ao estado que o animal se encontra e se baseia no princípio que os animais são capazes de vivenciar experiências subjetivas de dor e de satisfação. Definições recentes concluem que o bem-estar se refere à saúde física e mental dos animais e em como o ambiente as influencia.
Os estudos científicos de bem-estar animal se desenvolveram à partir de um conceito ético sobre a qualidade de vida dos animais, entretanto, discórdias sobre o que é importante para esta qualidade de vida conduziram a uma tentativa de conceituar e estudar o bem-estar animal em um contexto mais científico. Como então, estabelecer dentro de um contexto científico um conceito que é fundamentalmente baseado em valores?
Para responder a esta questão, os pesquisadores utilizam três abordagens principais de estudo: baseada na natureza dos animais (principalmente através do seu comportamento), nas experiências subjetivas dos animais e no seu funcionamento fisiológico. Outras abordagens são atualmente utilizadas em algumas instituições e também como base para a legislação referente à utilização dos animais em alguns países: são as 5 liberdades e os 3 R´s.
ABORDAGENS DE ESTUDO
Comportamento dos animais
Para promover bem-estar é preciso criar um ambiente natural e estimular os animais a exibirem comportamentos mais próximos aos naturais.
Funcionamento Fisiológico
Um bom índice de bem-estar é indicado por um funcionamento normal ou satisfatório dos sistemas biológicos. Bem-estar é indicado por altas taxas de crescimento, reprodução, longevidade, competência imunológica entre outros.
Experiências Subjetivas
Bem-estar está reduzido à estados negativos como o medo, frustração, fome e sede e pode ser melhorado