Economia Politica na Época Feudal.
O presente trabalho tem por objetivo aprimorar conhecimentos e explicar de forma clara e concisa a importância da economia politica na época feudal.
1. Qual o modo de produção da época feudal?
Mão de Obra
Um fato importante que marcou esse período foi à mudança na forma de trabalho: na Antiguidade era a escravidão, passando a ser substituída pela servidão. Neste caso, o servo não é propriedade do senhor. O servo tem inúmeras obrigações e impostos a pagar a seu senhor, porém este lhe deve dar proteção.
Matéria Prima
O artesão, no comércio local, era quem fazia todas as etapas do comércio, desde a compra da matéria prima para utilização na produção até a venda da mercadoria produzida. Todavia, com o aparecimento do intermediário o artesão concentrava-se primordialmente na produção. O intermediário provia o artesão de matéria prima e comercializava seu produto acabado. O método, no qual o intermediário empregava certo número de artesãos na produção de sua matéria prima, denominava-se "sistema de produção doméstica". O intermediário não teve, em seu papel, a modificação das técnicas de produção. Embora, tenha de alguma forma organizado o sistema para aumentar a produtividade, praticando especialização.
Economia
A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal. O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder. O artesanato também era praticado na Idade Média. A produção era baixa, pois as técnicas de trabalho agrícola eram extremamente rudimentares. O arado puxado por bois era muito utilizado na agricultura.
2. Na época feudal existia pobreza? Qual o tipo de pobreza?
Sim, a maioria da população era camponesa e vivia em condições de grande pobreza, dominada pelos proprietários de terra. A economia agrária produzia poucos excedentes. As