Behaviorismo Gestalt
Behaviorismo
O Behaviorismo é um conceito generalizado que engloba as mais paradoxais teorias sobre o comportamento dentro da psicologia. e tem como objetivo o estudo do comportamento, pois esse agregaria informações tão importantes quanto os processos internos da mente, além de ser possível analisá-los devido à sua exposição. O comportamento sofre alterações de acordo a cada estímulo recebido, por isso, a teoria Behaviorista afirma que o mesmo é o resultado do meio e a psicologia poderia prever e controlá-lo.
Behaviorismo Metodológico ou Clássico
Sugere que a psicologia desse um basta no estudo dos processos mentais, tais como pensamento ou sentimentos. Ele não descartava a importância desses estudos, porém defendia que esse “abrir mão”, seria efêmero, tempo suficiente para dar uma atenção a mais ao comportamento humano, que, segundo ele, seria qualquer mudança observada, em um organismo, que fosse conseqüência de algum estímulo ambiental anterior, como, por exemplo, alterações no sistema glandular e motor. Por este destaque no movimento muscular, o Behaviorismo metodológico adquiriu a alcunha de Psicologia da Contração Muscular.
Uma importante característica desta modalidade behaviorista consiste na defesa da verdade por consenso, que vem a ser a observação por mais de uma pessoa sobre o objeto de estudo, e que assim, possam definir uma verdade sobre o mesmo através de pesquisas e experimentos cujos resultados são consensuais.
Um exemplo clássico do Behaviorismo é a experiência com o cachorro, que saliva ao ver comida, mas também ao mínimo sinal, som ou gesto que lembre a chegada de sua refeição.
Behaviorismo Filosófico
Também conhecido com behaviorismo analítico e behaviorismo lógico, consiste em uma teoria analítica que estuda o sentido e da semântica dos conceitos e das estruturas cognitivas.
Ele tem a seguinte tese semântica: proposições que falam de eventos e processos mentais são completamente redutíveis a proposições que