Psicologia e Gestalt/Behaviorismo
{
psique = alma = mente lógos = palavra = razão
É a ciência que estuda o comportamento (tudo o que o organismo faz) e os processos mentais (experiências subjetivas do comportamento).
É o estudo do elo entre as ciências sociais, as ciências naturais e as áreas específicas.
O comportamento de um indivíduo, significa o desenvolvimento de métodos de análise, baseados em padrões de comportamento, como a personalidade, até a simples reação de uma pessoa a um sinal sonoro visual.
O comportamento se origina de uma série de fatores: variáveis orgânicas = disposição genética, metabolismo; disposicionais = temperamento, inteligência, motivação; situacionais = influência do meio ambiente, da cultura e dos grupos sociais.
Estruturalismo - Wundt e Titchener
Wudnt estudava sobretudo as sensações do indivíduo, através de seus métodos, como por exemplo, a introspecção (o indivíduo explora sistematicamente seus próprios pensamento), mas críticas sobre esse trabalho surgiram:
reducionista = querer reduzir a complexidade da experiência e suas sensações; elementarista = estudar partes ao invés de dedicar-se às partes mais complexas, típico do comportamento humano; mentalista = basear-se nos relatórios verbais, excluindo outros indivíduos do estudo .
Funcionalismo - William James
Deveria haver mais espaço para emoções, vontades e valores religião e misticísmo -, ou seja, tudo o que faz cada humano único.
O senso comum diz, nós perdemos algo, ficamos tristes e choramos; nós encontramos um urso, nos assustamos e corremos; somos insultados por um rival, ficamos bravos e atacamos. Essa sequência está incorreta, nós nos sentimos tristes porque choramos, bravos porque atacamos, e com medo porque trememos
Gestalt - Wolfgang Köhler
Foi uma reação ao funcionalismo, dedicada ao estudo da percepção.
Os fenômenos psiquicos só podem ser compreendidos, se vistos como um todo e não como partes.
Para Köhler, a forma não é um corte ou um