Estudante de Engenharia
Phillip
Crosby
Defeito zero, 14 etapas, Qualidade é a conformidade com requisitos.
Etapa um: Comprometimento da gerencia
A gerência deve saber o conceito qualidade e assim, decidir o que deve ser melhorado.
Etapa dois: A equipe de melhoria da qualidade
O chefe deve ser um membro experiente da gerência que compreenda a necessidade da melhoria da qualidade, concorde com o conceito zero defeitos e a prevenção de defeitos. O staff gerencial deve confiar neste chefe, pois essa equipe é a base para o bom andamento do programa, porém, isso não significa que a equipe é a única responsável pelo esforço e melhoria da qualidade, pois isso é função de todos e deve ser dividida por todos na empresa.
Etapa Três: Cálculo da qualidade
Demonstra os problemas atuais e potenciais de não conformidade, de modo a permitir a avaliação subjetiva e ação corretiva. Os defeitos identificados devem ser classificados por gravidade, causa e responsabilidade.
Etapa Quatro: O custo da qualidade
Identifica os diversos componentes do custo da qualidade (ou decorrentes da má qualidade) e mostra a todos a sua utilidade como instrumento de gerência. O custo da qualidade mostrara todas as vantagens do investimento no esforço de melhoria da qualidade.
Como afirma Crosby (1983) “O custo da qualidade tira a qualidade do abstrato, focalizando-a em termos de dinheiro concreto.
Súbito, aparece um potencial de realização. De repente, ele é uma ideia lucrativa e não negativa”.
Etapa Cinco: Conscientização
O objetivo é mostrar a todos a necessidade de melhoria e preparar para o eventual comprometimento com o programa Zero
Defeitos. A conscientização deve ser discreta e constante, proporcionando um método de elevar a preocupação pessoal de todos os funcionários que se refere à conformidade do produto ou serviço e à reputação de qualidade da companhia.
Etapa Seis: Ação Corretiva
Os problemas identificados no decorrer na operação de aceitação, ou por