Estudante de engenharia
INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
NITRAÇÃO DA ACETANILIDA
Alunos: Tárik Silva Maurício
Disciplina: Química Tecnológica II Turma: CTA
Professor: Dr. Marcelo Moreira Britto
Diamantina
Novembro / 20111. INTRODUÇÃO
Os compostos aromáticos são muito seletivos em suas reações, apenas reagem com determinados tipos de reagentes, e sob catálises específicas. A necessidade de catálises específicas se deve ao fato que a etapa lenta de uma reação com compostos aromáticos envolve intermediários com baixa estabilidade se comparada ao anel, que possui uma alta estabilidade.
Esta estabilidade do anel é tão alta devido às interações entre os orbitais p que o anel possui. Por haver seis orbitais p paralelos, os elétrons ficam distribuídos por todo o anel, formando uma nuvem eletrônica cima e abaixo do anel, o que da a estabilidade do anel. Veja a figura: Outra característica a ser observada na adição de substituintes em um anel, é a ordem em que se adicionam os grupos, existem grupos que são doadores de elétrons para o anel, seja por efeito indutivo ou mesomérico, esses grupos aumentam a reatividade do anel. Existem ainda grupos que retiram elétrons do anel, diminuindo a reatividade. Tais grupos podem influenciar na posição em que um segundo grupo será adicionado, por isso, é necessário atenção para adicionar mais de um grupo no anel, pois a ordem interferirá no produto final.
Como exemplo, a adição do grupo nitro(que será realizada neste relatório), pode ser feita em condições mais brandas, se o anel possuir grupos ativadores, enquanto se o anel possuir grupos desativadores, serão necessárias condições mais energéticas.
2. OBJETIVO
Objetivou-se com a presente prática analisar a reação de nitração da acetanilida.
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
O presente experimento se divide em duas secções:
3.1