Gestalt x Behaviorismo
Behaviorismo, que vem do inglês "Behavior" é um ramo da psicologia que inclina-se sobre o estudo do comportamento humano, comportamentalismo. Sendo este visível e externo, a ciência potivista pode estuda-lo. O Behaviorismo diz que "o meio determina o sujeito" e a sua meta é poder prever a partir deste meio em que encontra-se socializado o individuo, o seu comportamento.
Surgindo como relação ao mentalismo, ao introspeccionismo e a psicanálise, que tratavam do subconsciente, ou seja, do funcionamento interior e não observável da mente. Atráves de J. B. Watson, em 1913, esse termo foi usado pela primeira vez para definir o estudo do comportamento, mas é importante salientar que estudiosos como o americano E. L. Thorndlike (1874 - 1949) e o russo Ivan Pavlov (1849 - 1936) já haviam falado sobre esse ramo da psicologia. Porém, é no livro "Psicologia: como os behavioristas a veem" escrito e lançado por John Watson em 1913 que esta teoria torna-se realmente conhecido para o mundo científico.
Watson dizia que "o seu objetivo teórico é prever e controlar o comportamento". Para chegar a sua conclusão, ele utilizou de conceitos já existentes se apoiando principalmente na tradiçao filósofica do objetivismo e do mecanicismo de Descartes, no positivismo de Comte, em Loeb e sua psicologia animal, que na sua teoria diz que o comportamento animal é resultado de estímulos e respostas, não necessitando consciência para tal e claro se apoiando em estudos prévios sobre o assunto de ícones como Pavlov, Thordlike, entre outros. A psicologia animal e o conceito estímulo e resposta foram usadas também para o estudo do comportamento humano, por Watson. Desta forma, o comportamentalismo se afastava de vez das ideias mentalistas assim como os termos empregados por elas como os de consciência, sensação e mente, pelo fato de o Comportamentalismo ter como base estudos mais objetivos e concretos, e também rompe com o método de introspecção, pelo fato de admitir a