analise do artigo atps CRIS
Atualmente temos várias formas de se calcular à viabilidade de um investimento, através das projeções de Fluxos de Caixas Futuros, dentre as opções há o calculo da TIR, VPL e do Payback, são três resultados distintos, porem retornam a respostas se um projeto é viável ou não.
A Taxa Interna de Retorno (TIR), em inglês IRR (Internal Rate of Return), é a taxa necessária para igualar o valor de um investimento (valor presente) com os seus respectivos retornos futuros ou saldos de caixa. Sendo usada em análise de investimentos significa a taxa de retorno de um projeto.
O valor presente líquido (VPL) ou Present Value, também conhecido como valor atual líquido (VAL) ou método do valor atual, é a fórmula matemático-financeira capaz de determinar o valor presente de pagamentos futuros descontados a uma taxa de juros apropriada, menos o custo do investimento inicial. Basicamente, é o calculo de quanto os futuros pagamentos somados a um custo inicial estariam valendo atualmente.
Este método possibilita o exame da viabilidade somente de um projeto.
Onde o Custo de Oportunidade é utilizado como referência na análise de investimentos, como parâmetro de rentabilidade, onde demonstra o ganho real de um investimento.
Já a TMA (taxa mínima de atratividade), é a taxa mínima de retorno que o investidor pretende conseguir com a rentabilidade de um investimento, esperado pelo capital, traduzido a uma taxa percentual sobre o próprio investimento.
A TIR é a taxa que o investidor obtém em média em cada ano sobre os capitais que se mantêm investidos no projeto, enquanto o investimento inicial é recuperado progressivamente. A TIR é um critério que atende ao valor de dinheiro no