beharviorismo
O Behaviorismo que nasce com Watson e tem um desenvolvimento grande nos Estados Unidos, em função de suas aplicações práticas, tornou-se importante por ter definido o fato psicológico, de modo concreto a partir da noção de comportamento (behavior) estímulo e resposta.
Também designado de comportamentalismo, ou às vezes comportamentismo é o conjunto das teorias psicológicas que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da psicologia. O comportamento geralmente é definido por meio das unidades analítica resposta e estimulo investigadas pelos métodos utilizados pela ciência natural chamada Análise do Comportamento. Historicamente a observação e descrição do comportamento fizeram oposição ao uso do método de introspecção.
O Behaviorismo se divide em vários conceitos alguns são conhecidos como:
- CLASSICO
O Behaviorismo CLÁSSICO também conhecido como Behaviorismo Wastoniano apresenta a Psicologia como um ramo puramente objetivo e experimental das ciências naturais. A finalidade da Psicologia seria então prever, e controlar o comportamento de todo e qualquer indivíduo.
A proposta de Watson era abandonar, ao menos provisoriamente, o estudo dos processos mentais, como pensamento observável. Para Watson, a pesquisa dos processos mentais era pouco produtiva, de modo que seria conveniente concentrar-se no que é observável, o comportamento. No caso, comportamento seria qualquer mudança observada, em um organismo, que fossem conseqüência de algum estimulo ambiental anterior, especialmente alterações nos sistema glandular e motor.
BEHAVIORISMO FILOSÓFICO
O Behaviorismo Filosófico é também chamado de Analítico e Behaviorismo lógico consiste na teoria analítica que trata do sentido e da semântica das estruturas de pensamento e dos conceitos. Defende que a idéia de estado mental, ou disposição mental é, na verdade a idéia de disposição comportamental ou tendências comportamentais.
A afirmação sobre o que se denomina estados mentais