Bioologia
PROTEÍNAS
1. Características Gerais:
São as substâncias orgânicas mais abundantes no organismo, Sendo os principais componentes estruturais do organismo.
São macromoléculas (polímero) formadas por unidades menores chamadas aminoácidos (AA).
Existem apenas vinte tipos de aminoácidos formando proteínas. São eles glicina, alanina, valina, leucina, isoleucina, serina, treonina, tirosina, fenilalanina, triptofano, ácido aspártico, acido glutâmico, lisina, arginina, histidina, asparagina, glutamina, cisteína, metionina e prolina.
Os aminoácidos são formados por um carbono central (chamado carbono alfa) ligado a um átomo de hidrogênio; a um grupamento amina (NH3); a um grupamento ácido carboxílico (COOH) e a um radical R, que diferencia um aminoácido de outro. (fig.1).
FIG.1
Os aminoácidos se unem para formar proteínas, pela reação entre o radical amina de um AA e o radical carboxila de outro AA com a perda de urna molécula de água (reação de desidratação) A ligação entre os aminoácidos recebe o nome de ligação peptídica. (fig.2)
FIG.2
Dois aminoácidos unidos entre si, formam um dipeptídio. Vários aminoácidos unidos entre si, formam um polipeptídio.
NATURAIS X ESSENCIAIS
a) Aminoácidos naturais Os vegetais conseguem sintetizar todos os aminoácidos necessários a sua sobrevivência, porem, os animais só conseguem produzir alguns, sendo que os demais precisam ser ingeridos na alimentação. Os aminoácidos produzidos pelas células animais são chamados naturais.
b) Aminoácidos essenciais: são aqueles que os animais precisam ter na alimentação. Os aminoácidos essenciais para o homem, são: lisina, triptofano, treonina, fenilalanina, valina, metionina, leucina e isoleucina.
2. Estrutura das proteínas:
a)