ATPS Historia da Psicologia 2o Etapa
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
CURSO DE PSICOLOGIA
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
BEHARVIORISMO, PSICOLOGIA DA GESTALT E PSICANÁLISE
São Bernardo do Campo
Novembro de 2014
BEHARVIORISMO, PSICOLOGIA DA GESTALT E PSICANÁLISE
O beharviorismo, também conhecido por comportamentismo, ou comportamentalismo é o conjuntos das teorias psicológicas que denominam o comportamento como mais adequado meio de estudo da psicologia. Teve início em 1913 com a publicação de um artigo de John Watson que criticava dentre outras coisas o uso da introspecção como meio de estudo da psicologia.
Skinner, em 1945 publicou o livro ‘Ciência e Comportamento Humano’ dando início ao beharviorismo radical. O beharviorismo defende o conceito de que a psicologia deve estudar o comportamento do indivíduo, pois ele é visível e portanto passível de observação por uma ciência positivista.
Watson é conhecido como pai do beharviorismo metodológico ou clássico. Ele crê ser possível prever e controlar toda conduta humana, com base no estudo do ambiente em que o indivíduo vive e acredita também nas teorias de Ivan Pavlov sobre o condicionamento, por exemplo: ‘’ O cachorro que saliva ao ver a comida, mais também ao mínimo sinal, som ou gesto que lembre a chegada da mesma. ‘’
Skinner foi radicalmente contra as ‘causas internas’, ou seja mentais para explicar a conduta humana, ele se opôs à concepção de Watson, ele acredita que o indivíduo é um ser único, homogêneo. Skinner defendia um sistema empírico.
A visão de Skinner era resumida da seguinte maneira:
‘’ Nunca ataquei um problema construindo uma hipótese. Jamais deduzi teoremas, nem os submeti a verificação experimental. Até onde consigo enxergar, não tenho nenhum modelo preconcebido de comportamento, e certamente, nem fisiológico, nem mentalista e creio nem conceitual. ‘’ ( Skinner, 1945 Pg. 227)
Na Psicologia da Gestalt, os três pesquisadores que marcaram essa teoria foram Marx Wertheimer, Kurt