potencial de ação
COLEGIADO DE ENFERMAGEM
DISCIPLINA: FISIOLOGIA HUMANA
CALINE NOVAIS TEIXEIRA OLIVEIRA
ROTERO PARA ELABORAÇÃO DE AULA
Tema da aula: Potencial de repouso e potencial de ação
Pontos que devem ser abordados na aula de hipertensão:
Introdução
Potenciais de difusão
Potencial de Nernst
Medida de potencial de ação
Potencial de repouso na membrana dos nervos
Origem do potencial de repouso
Potencial de ação dos nervos
Canais de sódio e potássio regulados pela voltagem
Papéis de outros íons no potencial de ação
Propagação do potencial de ação
Platô
Potenciais repetidos
Transmissão de sinais via tronco nervoso
Condução saltatória
Período refratário
Introdução
Potencial de ação – mecanismos usados para sinalização por longas distancias, tanto no sistema nervoso quanto no musculo . são fenômenos tudo ou nada.
Etapas do potencial de ação : Estado de repouso – célula polarizada; Etapa da despolarização: membrana permeável aos ions sódio, interior tende a positividade; Etapa da repolarização: em milésimos de segundo os canais de sódio se fecham , abrem os canais de potássio. Repolarização da membana.
O potencial de repouso de uma célula ocorre quando o potencial de membrana não é alterado por potenciais de ação, potenciais sinápticos ou outra qualquer alteração activa do potencial de membrana. Na maioria das células o potencial de repouso tem um valor negativo, o que por convenção significa que existe um excesso de carga negativa no interior da membrana comparado com o exterior. O potencial de repouso é determinado pela concentração de íons nos fluidos dos dois lados da membrana celular ou pela existência de proteínas transportadoras de íons existentes na própria membrana celular.
Potencial de difusão:
Quando um ion atravessa a membrana ele provoca uma alteração do potencial de membrana chamada potencial de difusão do ion fazendo com que vá do mais concentrado para o menos concentrado.
Potencial de