BEER GAMES
Como forma de apoiar o ensino sobre cadeia de fornecimento, este jogo simula o fluxo de informações dentro da cadeia de produção e abastecimento desde a produção até a entrega ao consumidor final, dentro do jogo os papéis são desenvolvidos pela fábrica, distribuidor, atacadista e varejista. O jogo consiste em várias rodadas onde a demanda não é conhecida pelos elos que compõem a cadeia, diversas variáveis podem ser analisadas ao final do jogo como: Custo de estoque, custo da falta de estoque, níveis de serviço oferecido, efeito chicote dentro da cadeia, planejamento de pedido, estoque de segurança, parceria entre os elos da cadeia dentro outras variáveis. Os participantes não podem se comunicar uns com os outros, e as decisões das ordens deverão basear-se somente nas ordens vindas no próximo jogador.
A falta de visibilidade da demanda real ao longo de uma cadeia de suprimento é ocasionada pelo formato das relações tradicionais entre as empresas. Em geral, cada elo da cadeia tenta gerenciar da melhor forma possível sua demanda, mantendo níveis de estoque que assegurem o fornecimento para seu cliente (elo posterior), mesmo com as variações da demanda, tempo de entrega e disponibilidade do fornecedor (elo anterior).
Esta política, no entanto, pode trazer grandes transtornos para a cadeia de suprimento. Este formato tradicional de gerenciamento da demanda na cadeia de suprimento funciona da seguinte forma: a varejista tenta atender a demanda do consumidor final e, para isso, deve manter um Estoque de segurança, que considere as variabilidades desta demanda e as variabilidades relacionadas com o processo de suprimento. O revendedor, que é o fornecedor do varejista, também tenta atender seu cliente (varejo) da melhor forma possível, garantindo disponibilidade de produtos. Para isso, também forma um estoque de segurança para se proteger das variabilidades do processo (demanda e suprimento). Nota-se, no entanto, que a demanda que o revendedor está atendendo