simulação beer game
O clássico jogo da cerveja (BeerGame) é um jogo de empresas criado por John Sterman, do MIT Sloan School of Management na década de 60. Seu objetivo é simular o comportamento de uma cadeia de suprimentos com demanda flutuante. Os participantes do jogo podem enviar pedidos de mercadorias para fornecedores, e têm acesso apenas à sua informação local, desconhecendo a informação dos demais elos da cadeia.
Objetivo do jogo:
O objetivo do jogo é para atender a demanda do cliente para os casos de cerveja através do lado da distribuição de um multi-estágio da cadeia de suprimentos com despesas mínimas em ordens custos e inventário. There are four stages, manufacturer, distributor, supplier, retailer, with a two week communication gap of orders toward the upstream and a two week supply chain delay of product towards the downstream. Há quatro estágios, fabricante, distribuidor, fornecedor, varejista, com um intervalo de duas semanas a comunicação de ordens em relação a montante e duas semanas de atraso da cadeia de fornecimento de produtos para cada etapa. There is a one-point cost for holding excess inventory and a one-point cost for any backlog (old backlog + orders - current inventory). Há um custo de um ponto para a realização de excesso de estoque e um custo de um ponto para qualquer backlog (backlog velho + ordens - inventário atual). In the board game version, players cannot see anything other than what is communicated to them through pieces of paper with numbers written on them, signifying orders or product. A comunicação verbal entre os jogadores é contra as regras.
Conclusão do jogo:
A demanda do consumidor final é sempre constante, NO JOGO. Porém pequenas variações pode ao logo da cadeia gerar o chamado “efeito chicote”, efeito da escassez. Para no cenário real pode-se tirar de aprendizado para evitar esse efeito.
1. Entender a necessidade do consumidor final
2. Comunicação entre as etapas da cadeia;
3. Trabalhar com lotes