Beer game
Faça uma pesquisa abordando o Beer Game, qual o sentido do jogo, como é feito, o que se pretende mostrar com a realização dele, e se possível busquem achar algum caso prático de empresa ou grupo de pesquisa que o realizou e quais foram os resultados obtidos.
Nos anos 60 o MIT (Massachusetts Institute of Technology) desenvolveu um jogo não computadorizado para simular a gestão de estoque em uma cadeia de suprimento denominado Beer Game que é até hoje um dos jogos de empresa mais utilizados em todo mundo. Este jogo tem como objetivo principal evidenciar a importância da integração e da troca eficiente de informações em uma cadeia de suprimentos. Para tanto, o jogo simula o processo de administração de estoques de empresas que compõem os diversos estágios de uma cadeia produtiva de cerveja (varejo, distribuidor, revendedor e fábrica). Atualmente esse jogo pode ser encontrado em versão computadorizada. O modelo informatizado possibilita acesso a características e opções que possibilitam explorar uma variedade de conceitos simples e avançados na cadeia de suprimentos, e que podem não ser facilmente ensinados em um jogo tradicional.
O Beer Game ou Jogo da Cerveja é um exercício que estimula a participação simulando uma cadeia de suprimentos (Fabricante > Distribuidor > Atacadista > Varejista). Neste exercício o aluno conhece na prática a dinâmica da gestão de estoques ao longo da cadeia. Cada grupo de aluno é um elo da cadeia e o objetivo é fazer os pedidos ao elo anterior de modo a ter um estoque adequado com a demanda. A figura 1 ilustra a visão geral do jogo. Neste caso optou-se pela aplicação do jogo em formato de tabuleiro (simulação não computacional).
O Beer Game é uma atividade dinâmica de sistemas, que trabalha a iteração das diversas fases do fluxo circular de uma economia de mercado. A atividade exercita as decisões empresariais que surgem quando ocorrem mudanças de uma variável, que afetam outras variáveis em sequência, e que acabam