Jogos aplicados ao treinamento na empresa
1) Beer Game: nos anos 60 o MIT (Massachusetts Institute of Technology) desenvolveu um jogo não computadorizado para simular a gestão de estoque em uma cadeia de suprimento denominado Beer Game que é até hoje um dos jogos de empresa mais utilizados em todo mundo. Tem como objetivo principal evidenciar a importância da integração e da troca eficiente de informações em uma cadeia de suprimentos. Para tanto, o jogo simula o processo de administração de estoques de empresas que compõem os diversos estágios de uma cadeia produtiva de cerveja (varejo, distribuidor, revendedor e fábrica). Atualmente esse jogo pode ser encontrado em versão computadorizada (SIMCHI-LEVI, 2003).
2) Risk Pool Game: tem como objetivo mostrar o impacto da centralização ou descentralização dos estoques nos indicadores de custos e serviços. Para isto, os grupos gerenciam dois sistemas paralelamente, um com estoque centralizado e outro descentralizado. Assim, os participantes podem perceber que para um mesmo nível de disponibilidade de produto, o modelo descentralizado prescinde de um estoque de segurança maior (SIMCHI-LEVI, 2003).
3) Forecast Game: tem como objetivo oferecer aos usuários um ambiente propício para o treinamento de técnicas de gerenciamento de demanda através da utilização de dados reais onde o principal requisito para o sucesso é a utilização integrada de ferramentas de análise de demanda e previsão de vendas com a experiência própria de cada jogador (CEL, 2004).
4) LOG: é um jogo computacional que simula um ambiente competitivo onde empresas fictícias (equipes) disputam mercados comuns. É focado nas atividades logísticas, tendo sido desenvolvido para o treinamento de executivos das áreas de logística, marketing, finanças e vendas (MIYASHITA, 1997).
5) LOGA: é um jogo de empresas computacional desenvolvido pela Michigan State University para simular um ambiente competitivo industrial. No LOGA cada empresa (equipe) é responsável por