Pequenos textos utilizados em ferramentas de comunicação via web para vender ideologias
PEQUENOS TEXTOS UTILIZADOS EM FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO VIA WEB PARA VENDER IDEOLOGIAS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentada à Comissão do Exame de Qualificação, do curso de Publicidade e Propaganda, do IMESA (Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis), sob a orientação da Profª Drª Diva Lea Batista da Silva.
Assis - 2006 SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS 6
FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES 7
DEFINIÇÃO OPERACIONAL DAS VARIÁVEIS 7
AMOSTRAGEM 7
INSTRUMENTOS DA PESQUISA 8
PROCEDIMENTO 8
ANÁLISE DOS DADOS 8
BIBLIOGRAFIA 9
INTRODUÇÃO
O presente projeto de pesquisa tem por objetivo estudar, demonstrar e provar, por meio de questionários, pesquisas e entrevistas, o poder da venda de ideologias, utilizando pequenos textos difundidos apenas pela Web.
Mais especificamente, trata-se de demonstrar como a mídia Internet tem sido usada como ferramenta de propaganda e marketing, através de pequenos textos para venda das mais diversas ideologias.
O avanço da tecnologia de comunicação tem dado abertura a novas possibilidades de socialização; atualmente tem surgido cada vez em um menor espaço de tempo algo chamado de “Febres de Internet”. Tais febres constituem-se de modas passageiras que aparecem repentinamente e desaparecem ou são substituídas da mesma forma e, em um curto espaço de tempo, recebem milhares de associados ou participantes. Podemos citar como exemplos o ICQ, Chat, Messenger, Orkut, Gazzag, NetMeeting, Skype, Friendster, Lindkedin, Yahoo 360º, Tribe.net, Ryze, There, entre outros. (NAUM, 2005:128)
ESSES aplicativos que, inicialmente, teriam como objetivo ser apenas mais uma opção de contato com outras pessoas, acabam tornando-se poderosas ferramentas para a divulgação de ideologias sendo elas políticas, religiosas, estilos de vida, entre outros.
Podemos observar o fenômeno tomando forma quando novas religiões aparecem e, em pouco tempo, tornam-se